SANTA CEIA


O que é a Ceia?

É a adoração cristã, instituída pelo Senhor Jesus na véspera de Sua morte expiatória. Tornou-se um meio de graça pelo qual somos incentivados a uma fé mais viva e a uma fidelidade maior para com Ele. É um memorial da morte de Cristo no calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. É um ato de ação de graças pelas bençãos e salvação da parte de Deus, provinientes do sacrificio de Cristo na cruz por nós (Mt. 26:27,28; Mc 14:23; Lc 22:19).

Se eu não tomar tem algum problema?

Sim, você estará dando as costas para a mesa de Cristo, e não dando o real valor para a Sua morte sacrificial e além de rejeitar a comunhão com os demais membros do corpo de Cristo.

A Comemoração

" fazei isto em memoria de Mim" (Lc22:19). Casa vez que um grupo de cristãos se congrega para celebrar a Ceia do Senhor, estão comemorando de um modo especial a morte expiatória de Cristo, que os libertou do pecado.

Porque recordar Sua morte mais que qualquer outro evento de Sua vida?

Porque Sua morte foi o evento culminante do Seu ministério, e porque somos salvos não meramente por sua vida e Seus ensinos, mas por Seu sacrificio expiatório.

A Expiação

As bençãos incluídas na encarnação (Jo 6:33 e 1:14) são concebidas a nós atraves da morte de Cristo: o pão simboliza o corpo de Cristo e todo o sofrimento que ele enfrentou em nosso lugar por amor; o vinho simboliza o sangue de Cristo que foi derramado na cruz e levou á morte para que fossemos sarados (I Pe 3:18)

A Inspiração

Os elementos, especialmente o vinho, nos lembram que através da fé podemos ser participantes da natureza de Cristo. Pela fé, podemos verdadeiramente receber Seu Espirito e sermos reflexo de Seu caráter.

A segurança

"Este cálice é o Novo testamento do Meu sangue" (I Co 11:25) A Nova Aliança, instituída por Jesus, é um pacto de sangue (Hb 9:14-24); portanto, comprometeu-se (Deus aceitou o Sangue de Cristo), por causa de Cristo, a perdoar e salvar a todos os que vierem a Ele.

A Responsabilidade

Na Ceia do Senhor, toda essa importância anteriormente mencionada só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à Palavra de Deus e à Sua vontade.

Quem deve ser admitido ou excluído da mesa do Senhor?

"Examine-se,pois, o homem a sí mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice" (I Co 11:28,29)

Deve haver um determinado exame e discernimento; isto quer dizer que cada um deve discernir espiritualmente o fim sagrado e os desígnos do ato.

As crianças podem participar?

Sim, as crianças não tem discernimento, mas são sinceras. Jesus ou o apostolo Paulo, em momento algum pediu para excluir pessoas da santa ceia. Devemos seguir as doutrinas bíblicas e NÃO DOUTRINAS HUMANAS.

Quem não é batizado e já aceitou a Jesus pode participar?

Sim, não há registro na bíblia que impeça de participar antes de se batizar, alias, esse é mais um dos erros de algumas igrejas, impedir a comunhão com os membros e assentar-se a mesa do Senhor. Não tem nada a haver santa ceia do Senhor com batismo, para participar da ceia você precisa apenas ter Jesus como seu único salvador, não há relatos na bíblia que devemos se batizar primeiro. DOUTRINAS HUMANAS NÃO DEVEMOS SEGUIR.

Como foi dito, Jesus não excluiu ninguém, quem somos nós para excluir? Impedir alguém de não participar porque ainda não está batizado, é como dizer que aquele membro irá participar indignamente, isso é errado, aquele que impede o irmão de ceiar, estará participando indignamente, porque está julgando. (I Co 11:27)

Quem pode participar?

Devem participar todos que aceitaram a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Não é necessário o batismo para participar (já mencionado anteriormente). A bíblia é clara: "quem CRER e for batizado será salvo..." Aquele que crê que Jesus é o unico salvador está habilitado para ceiar.

Como pode alguém participar indignamente?

"Portanto, qualquer que comer este pão ou beber este cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor" (I Co 11:27) Sempre que não discernimos o Corpo de Cristo, julgando que alguma pessoa não possa pertencer a ele, estamos participando indignamente, para nossa própria condenação.

Comer indignamente é participar da mesa do Senhor com um espírito indiferente, egocêntrico e irreverente, sem qualquer intenção ou desejo de abandonar os pecados conhecidos e aceitar o concerto da graça com todas as suas promessas e deveres

Para tomar a Santa Ceia é preciso ser batizado?

Graça e Paz.

Infelizmente meu irmão, existem varias interpretações a este respeito, mas ao meu ver não e necessariamente ser batizado para participar deste alimento espiritual, mas tanto o batismo e a santa ceia são duas ordenanças deixadas por Cristo para a sua igreja que somos nós.

O Senhor Jesus Cristo instituiu duas ordenanças a serem observadas pela igreja, o batismo e a ceia do Senhor.

Ao meu ver existem quatro significados para a ceia do Senhor.
1) A morte de Cristo

2) A nossa participação nos benefícios da morte de Cristo.

3) Alimento espiritual

4) A unidade dos cristãos.

Ao se reunir estes elementos acima, podemos começar a reconhecer um

pouco da riqueza do verdadeiro significado da ceia do Senhor: quando eu

participo entro na presença de Cristo; lembro-me de que Cristo morreu

por mim; participo dos benefícios da sua morte; recebo alimento

espiritual e estou unido a todos os outros cristão que também

participam da ceia do Senhor.

Em relação ao seu tema, devemos saber que em muitas das vezes o Senhor

Jesus Cristo faz menção dos acontecimentos em forma bem simbólica a

exemplo da Santa Ceia.

Jesus Cristo falou de modo simbólico muitas vezes quando falou de si

mesmo. Cristo disse " Eu sou a videira verdadeira " ( Jo 15.1 ) e

também " Eu sou a porta , se alguém entrar por mim será salvo " ( Jo

10.9 ) e ainda " Eu sou o pão que desceu do céu " ( Jo 6.41 ), de

maneira semelhante quando Cristo disse " Isso e o meu corpo ", podemos

ver que Jesus fala de uma forma simbólica e não de maneira real e

física.

De maneira semelhantemente quando Jesus Cristo afirmou "

Este e o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós

" ( Lc 22.20 ), com certeza Jesus não quis dizer que o

cálice era de fato a nova aliança, mas que o cálice representava a nova

aliança.

Paz do Senhor

Pergunta:

Por que uma pessoa tem que batizar primeiro para depois tomar a ceia do Senhor? Existe base bíblica para isso? Marcos Roberto

Resposta:

A Bíblia nada diz a respeito de uma interligação entre o sacramento do batismo e o memorial da Santa Ceia. Nem um, nem o outro podem salvar a vida de ninguém. Portanto, não há porque exigir que o cristão se batize para depois tomar a Santa Ceia.

A santa ceia é um memorial do sacrifício que Jesus fez na cruz do Calvário para a salvação do pecador. Seria muito bom que todos, mesmo os que ainda não foram batizados compreendessem isso e tomassem a santa ceia com temor e tremor.

Já o batismo na águas é um sacramento que identifica o pecador com a morte de Jesus, assumindo daí por diante, que também morreu para o mundo, para a vida de pecado. Jesus não manda que todos tomem a ceia, mas que sejam batizados. Se você ainda não se batizou, decida-se logo e “morra” para o mundo e suas concupiscências.

Janaina

porque quem não é batizado nas águas não podem participar da santa ceia?

uma vez que em Lucas 22 Pedro nem convertido era, Judas ia trair Jesus,Tomé ia não crer etc. etc. ...e Jesus não os proibiu. Na igreja batista, assembléia, mundial poder de Deus etc etc eles não permitem participar da santa ceia.

Por que algumas denominações fazem essa prática?

1- O dirigente e pastores dos rebanhos têm autonomia para colocar os costumes que acharem necessário;

2- Tudo começa aqui em Marcos 16:16 “quem crer e for batizado será salvo”, tais dirigentes fazem uma interpretação errada deste versículo entendendo que se refere ao batismo nas águas e não é, vejamos: existem 3 batismos: o das águas, o do Espírito e na morte de Jesus, este de Marcos se refere ao batismo na morte de Jesus, em outras palavras, batismo para salvação que é quando o pecador aceita Jesus, podemos analisar as seguintes referência: Mc 10:38; Rm 6:4; Ef 4:5; Cl 2:12 estas e outras referem-se ao batismo na morte de Cristo;

3- Um outro erro que vejo é que quando Paulo nos fala da ceia ele apenas recomenda que analisemos nossa consciência e não fala mais nada, nem Jesus também fala, o que nos leva a entender que só pode tomar ceia quem está em Jesus, batizado na morte de Jesus, afinal um dos simbolismos da ceia é comunhão é só que tem Jesus tem comunhão plena com Ele;

4- Enfim, acredito ser um erro, pois em nenhum lugar da Bíblia se vê proibindo tal coisa é apenas uma visão de liderança.

Que Deus nos abençoe ricamente